Início » Agricultura » Chiapetta disponibiliza triturador de galhos para moradores que realizarem poda de árvore

postado em: Agricultura, Meio Ambiente

O município de Chiapetta adquiriu um novo equipamento para a frota da Patrulha Agrícola capaz de dar um novo destino aos resíduos resultantes da poda de árvores, especialmente, no perímetro urbano. A aquisição de um triturador possibilitará a compostagem e o reaproveitamento dos resíduos, além de contribuir com a limpeza da cidade.

A compra do novo triturador de galhos, no valor de R$ 41.900,00, foi possível a partir da destinação de emenda parlamentar de R$100 mil do Senador Luis Carlos Heinze. O equipamento que é acoplável em trator, com capacidade de corte até 20cm, possibilita que os galhos, descartados de qualquer forma ou que ficavam no meio do caminho atrapalhando os pedestres, sejam triturados, transformando-se em matéria orgânica e aproveitada em hortas, praças e jardins.

O triturador foi recebido na semana passada e o primeiro teste ocorreu nesta quarta-feira (22). Em poucos dias, o equipamento já poderá ser utilizado pela população de forma gratuita. Vale destacar que a poda de árvores na área urbana precisa ser autorizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMDES).

Com os recursos restantes da emenda parlamentar, o município adquiriu uma nova Pick UP, que servirá para atender os produtores cadastrados no  SIM (Sistema de Inspeção Municipal), e era um compromisso do município quando obteve a equivalência ao SUSAF/RS, o qual permite que as agroindústrias locais possam comercializar seus produtos por todo território gaúcho.