» » PIM desenvolve atividades remotas com as famílias

PIM desenvolve atividades remotas com as famílias

postado em: PIM | 0

Em tempos de distanciamento social, as atividades desenvolvidas pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM) tiveram que se adaptar à nova realidade. No município, as 80 famílias participantes estão sendo atendidas remotamente, a partir do recebimento das atividades confeccionadas pela equipe.

A monitora do PIM, Meri Kessler, conta que as atividades são construídas a partir da reutilização de materiais como: garrafas pets, tampinhas, papelão, entre outros. Depois de confeccionadas, as atividades são entregues às famílias participantes seguindo todas as recomendações de higiene. O desenvolvimento das tarefas e os resultados são acompanhados por meio de aplicativo de mensagens instantâneas (WhatsApp). “Criamos um grupo com as famílias e elas vão registrando com fotos e vídeos a realização das atividades. Elas têm sido bem participativas”, destaca Meri.

Durante período já foram confeccionados jogos de boliche, jogo da velha, palitinho, chocalho, assoprador e amarrar cadarço. Os jogos tem como objetivo desenvolver a linguagem, comunicação, motricidade, socioafetivo, cognitivo, além fortalecer os vínculos familiares. As atividades observam a faixa de idade apropriada das crianças.

A importância de amarrar o cadarço do tênis

Muitos pais não tem ideia de como é importante ensinar os filhos a amarrarem os cadarços do tênis e que essa atitude influencia no desenvolvimento da autonomia dos filhos. Mais do que a simples tarefa, o gesto faz com que as crianças sintam-se seguras e evoluam sempre, buscando soluções para os problemas que surgem no caminho, sejam eles pequenos ou grandes. Isso gera autoconfiança, que, por sua vez, precisa ser alimentada diariamente.

Ciente da importância do ato, a equipe do PIM confeccionou a partir de papelão e fitas, tênis com cadarço para as famílias ensinarem os filhos a tarefa. A equipe acredita que esse estímulo tem contribuído, assim como as demais atividades que são desenvolvidas com as famílias, sendo planejadas antecipadamente e cumprindo com o principal objetivo: o desenvolvimento integral das crianças.