Início » Saúde » Mutirão de combate ao Mosquito Aedes Aegypti foi concluído

Mutirão de combate ao Mosquito Aedes Aegypti foi concluído

postado em: Saúde

Equipes de Agentes Comunitários de Saúde e endemias encerraram nesta sexta-feira (24), a ação que teve como principal objetivo o combate ao Aedes Aegypti. O mutirão de limpeza, iniciado no dia 13 de abril, é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e percorreu toda a área urbana do município, cemitério urbano e de mais duas localidades.

Segundo levantamento das equipes, um dos principais resultados do mutirão foi o recolhimento de cerca de 400 sacos de lixo retirados do território urbano, os quais serviam de criadouros do mosquito Aedes e de outros animais peçonhentos. Ao trabalho de limpeza somou-se a orientação à comunidade e a fiscalização em piscinas, caixas d’água e pneus, onde observa-se que em muitos locais não há o devido tratamento da água, vedação nas tampas e água acumulada, servindo de locais para o desenvolvimento do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

Além do recolhimento do lixo, as equipes também notificaram locais com acúmulo de entulho e pneus, para que a Secretaria Municipal de Infraestrutura possa realizar o recolhimento, já que não seria possível a coleta em sacos de lixo.

Na avaliação do Secretário de Saúde, Lisandro Franco Pires, a iniciativa teve boa repercussão e serviu como forma de conscientizar à população para o combate ao mosquito e de outros males que são provocados pelo acúmulo de lixo. “Uma medida simples que faz toda a diferença”, ressaltou. Finalizado o mutirão de limpeza, Lisandro solicita que a comunidade Chiapetense siga apoiando a iniciativa. “A partir de agora o trabalho precisa ter continuidade pela comunidade para que possamos seguir sem casos de dengue no município e sem a proliferação de vetores transmissores de outras doenças”, concluiu.