» » Secretaria Municipal de Saúde promove mutirão de combate à dengue

Secretaria Municipal de Saúde promove mutirão de combate à dengue

postado em: Saúde | 0

Em meio a pandemia de Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde tem pensado também em ações para prevenir outras doenças, especialmente, a dengue, já que existem casos confirmados em municípios vizinhos. Teve início na manhã desta segunda-feira (13), o mutirão de limpeza na área urbana de Chiapetta. A iniciativa tem como propósito combater o mosquito Aedes Aegypti e prevenir doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

O mutirão de limpeza está sendo realizado pelos agentes comunitários de saúde e da vigilância ambiental. Durante a visita as residências, os profissionais da saúde realizam o recolhimento de lixo e orientação à comunidade sobre os riscos e formas de prevenção. A programação iniciou pelo Bairro Nova Esperança II e deve percorrer toda a área urbana.

A iniciativa segundo o Secretário da Saúde, Lisandro Franco Pires, quer mobilizar a comunidade. “Sabemos da importância de manter os pátios limpos, isso é uma questão fundamental, cada um fazendo sua parte, além de deixar nossa cidade limpa, evitaremos a proliferação do mosquito Aedes aegypti e outros vetores transmissores de doenças letais, como escorpiões e o barbeiro, por exemplo”.  Ainda de acordo com Lisandro, o mutirão que teve início na manhã desta segunda-feira deve ser realizado até o final de semana. Por isso pede a colaboração da comunidade para que receba as equipes e colabore com a limpeza dos pátios, “a participação social é fundamental para vencermos essa luta”, concluiu.

Além do recolhimento do lixo, as equipes também notificam locais com acumulo de entulho para que possa ser repassado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, e seja realizada a retirada.