Início » ACIC » Comitê de saúde define medidas complementares para o município em função do Coronavírus

postado em: ACIC, Administração, Saúde

Durante a tarde desta sexta-feira (20), o Prefeito Municipal Eder Luis Both esteve reunido com o Comitê Extraordinário de Saúde e representantes do comércio local para discutir e definir novas medidas a serem tomadas frente a pandemia de Coronavírus. Na terça-feira (17), o município já havia publicado decreto com medidas de prevenção no âmbito da Administração Pública (clique aqui). No final da tarde dessa sexta-feira, novo decreto  publicado estabelece medidas complementares. As novas definições passam a valer em todo o território municipal.

Entre as medidas e restrições que estarão sendo impostas:

– Algumas repartições vão trabalhar em expediente interno, além de rodízios de turnos entre os profissionais. A recomendação é que o comércio faça o mesmo.

– Servidores do grupo de risco e gestantes estarão sendo dispensados;

– Profissionais com férias vencidas gozarão do seu período;

– Não estão sendo mais expedidos alvarás para ambulantes;

– Haverá presença de profissionais da saúde em estabelecimentos durante horário de funcionamento em locais de maior circulação de pessoas, tais como: supermercados, os quais estarão dando orientações sobre a doença;

– Recomendação aos restaurantes e bares para que vendam somente com entrega à domicílio ou viandas;

– Proibição expressa de qualquer tipo de evento que reúna mais que 30 pessoas. Isso inclui: missas, cultos e velórios.

– Quanto ao fechamento do comércio privado, definiu-se que será implantado em âmbito regional tendo em vista que uma medida tão drástica só será eficiente se aplicado conjuntamente por mais de um município;