Início » Educação » Atividades lúdicas nas escolas ensinam como se prevenir e evitar o contágio do Coronavírus

postado em: Educação

Antes da suspensão das aulas nas escolas de ensino fundamental estabelecida pelo Decreto Municipal N° 11/2019, a direção e professores das escolas da rede de ensino tem redobrado a atenção para medidas preventivas de combate ao Coronavírus. Na EMEF Professora Lorette Fanck não foi diferente. Entre as principais tarefas ensinadas foi demonstrar aos estudantes como é importante criar o hábito de sempre higienizar bem as mãos.

Entre as práticas adotadas, está o uso de atividades lúdicas para divertir e ao mesmo tempo ensinar. Na tarde de quarta-feira (18), a dinâmica escolhida foi a experiência para demonstrar como a contaminação acontece e que lavar as mãos é essencial para se manter protegido. O teste consistiu em um prato cheio de água com orégano (que simula sujeira, nesse caso o vírus) e no outro um prato de água com sabão. A professora e coordenadora pedagógica Elizandra Weschter convida um dos alunos para tocar na água com orégano e observar que ele gruda no dedo. Logo após, a criança toca o mesmo dedo na água e sabão e volta ao primeiro prato. Aí a mágica acontece. Todos os oréganos se afastam. “A experiência surpreende os estudantes que conseguem visualizar de forma mais clara como lavar as mãos é importante”, destaca a coordenadora.

“No momento em que colocamos o sabão ele quebra a tensão superficial da água, por isso que o orégano se repele até a extremidades”, entrega o truque a Professora de Ciências Carla Brigo. Além do efeito físico, a experiência mostra o porquê é importante higienizar com sabão. “Os vírus tem uma membrana que envolve o corpo deles formada por lipídios, ou seja, gorduras. O Sabão ajuda a tirar essa gordura, logo, ele quebra essa membrana do vírus e por consequência mata eles, deixando as pessoas higienizadas e protegidas”, conta a professora.

Além da experiência, outras atividades informativas e preventivas foram intensificadas com os estudantes. A Diretora Sandra Núzia da Silva explica que os conteúdos que tratam da higiene corporal e os cuidados com o corpo já fazem parte do currículo escolar, mas que precisaram ser reforçados após as medidas adotadas pelo município em função do Coronavírus (COVID-19). Nos últimos dias, foram trabalhados informativos, vídeos sobre o assunto e realizado ainda oficinas de como lavar bem as mãos. Sandra explica que todas as atividades realizadas tiveram como objetivo informar as crianças para que possam entender o que está acontecendo e aprender a importância de se cuidar.

As aulas nas escolas de ensino fundamental do município de Chiapetta estão suspensas desde esta quinta-feira (19), pelo prazo de 15 dias, podendo ser prorrogáveis por nova norma municipal. Nas escolas de educação infantil o atendimento ocorre até sexta-feira (20). A partir de segunda-feira (23) estará suspenso também.