Início » Agricultura » Dia de Campo apresenta alternativas e iniciativas para agricultores de Chiapetta

postado em: Agricultura

Com objetivo de reunir os agricultores do município e apresentar alternativas de produção de milho e iniciativas ligadas à bovinocultura de leite, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e o Escritório da EMATER/Ascar, estiveram promovendo Dia de Campo, na sede da comunidade da Modelagem.

Durante a manhã do dia 28 de fevereiro, agricultores conheceram a produção agroecológica de milho na propriedade do agricultor Maurício Schäfer. A plantação de milho em uma área de 14 hectares surpreende pelos resultados atingidos, já que o produtor conseguiu com manejo de pragas e o uso de agentes biológicos diminuir o custo de produção e ao mesmo tempo garantir a qualidade do grão.

No turno da tarde, os agricultores participaram da apresentação do PISA (Programa de Produção Integrada em Sistemas Agropecuários), do qual o município de Chiapetta foi contemplado com vinte vagas. A metodologia tem sido trabalhada junto a produtores pelo Programa Juntos para Competir, parceria entre o SENAR-RS, FARSUL e o SEBRAE RS, com apoio da Ceriluz e Sicredi, e será implementado em propriedades rurais interessadas, de forma gratuita.

A metodologia, desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, visa uma produção mais rentável e sustentável, explorando o que cada propriedade rural tem de melhor. O projeto tem quatro anos de duração, com alta intensidade de consultorias técnicas, além de outras ações baseadas nos pilares de sustentabilidade que guiam o projeto.

No município de Chiapetta a bovinocultura de leite tem destaque. Anualmente, são produzidos 14,6 milhão de litros. Contente com a notícia de que Chiapetta será contemplada com o PISA, o Prefeito Municipal Eder Luis Both disse que o programa, além de fortalecer a cadeia leiteira, vem ao encontro das várias iniciativas que vêm sendo adotadas pela administração municipal com intuito de incentivar a produção, reduzir custos e, consequentemente, estimular a permanência do produtor na atividade e a sucessão familiar. Entre as ações já em andamento, destaque para o Programa Dissemina que facilita o acesso à melhoria genética e aumento da eficiência produtiva do rebanho municipal e o Programa de Apoio a Infraestrutura Rural, pavimentando ante-salas de ordenha, com o objetivo de diminuir o barro e aumentar o bem-estar animal.

Como participar do PISA

Para participar do programa, basta o produtor de leite se inscrever na Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária do município de Chiapetta. Serão disponibilizadas 20 vagas. O prazo de inscrição se encerra no fim do mês de março.