Início » Saúde » Setembro Amarelo: Palestra aborda a prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo: Palestra aborda a prevenção ao suicídio

postado em: Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde juntamente com as equipes de Estratégias da Saúde da Família promoveram na noite de segunda-feira, 30, evento alusivo ao setembro amarelo. Realizada na Câmara de vereadores, a iniciativa tem como objetivo a prevenção ao suicídio.

A Abertura Oficial do evento contou com a presença do Secretário da Saúde, Lisandro Franco Pires, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, do Presidente da Câmara de Vereadores e do Vice-prefeito Celço Paulo Beier. As autoridades destacaram a importância de se falar sobre o assunto e o papel da sociedade na campanha, a qual é fundamental para que se chegue ao maior número de pessoas possível com ações efetivas de orientações sobre o risco, fatores de proteção e emergência do suicídio.

A palestrante convidada para tratar do assunto foi a psicóloga Marilei Hermes. Ela esteve apresentando ao público o surgimento da campanha setembro amarelo, os sinais preditivos de riscos e de que forma é possível buscar e prestar auxílio. A palestrante aproveitou a presença de professores, alunos e famílias para falar sobre como lidar com os jovens na adolescência, fase da vida de muitas angústias e dúvidas e de como a família e a escola precisam andar juntas. Também focou que as equipes da saúde precisam trabalhar de forma interdisciplinar.

Ao final, o público presente foi convidado a participar da dinâmica do abraço e de ser o multiplicador dos conhecimentos adquiridos durante a palestra. Houve ainda confraternização.