Início » Agricultura » Agricultores familiares de Chiapetta buscam a certificação orgânica de produtos

Agricultores familiares de Chiapetta buscam a certificação orgânica de produtos

postado em: Agricultura

Para que possam ser reconhecidos como produtores orgânicos, agricultores familiares do município de Chiapetta participam do processo de certificação participativa. O primeiro roteiro de visitas ocorreu na última quinta-feira (22), e foi realizado pela Rede Ecovida, técnicos da EMATER/ASCAR e produtores ligados à rede que já possuem a certificação.

As visitas ocorreram nas propriedades das famílias de Jorge Lemanski (Rincão dos Estradas), Leandro Klipstein (Linha São José) e Ivonei Garcia (Nova Conquista), que são produtores de hortaliças e mandioca. Preocupados com a saúde de suas famílias e das famílias dos consumidores, os agricultores buscam a certificação que atesta que os produtos produzidos em suas propriedades são livre de agrotóxicos.

Para o Chefe do Escritório da Emater/ASCAR, Dhonathã Rigo, a ideia vinha sendo discutida já há algum tempo pelos produtores, na lógica de substituição de produtos e na busca de uma agricultura mais sustentável. “A certificação em si é uma forma de valorizar e reconhecer o esforço que os agricultores vêm fazendo e, ao mesmo tempo, de debater sobre a necessidade de transformar a forma como a gente produz alimento. É possível fazer diferente, seja na produção de alimentos, grãos e outras culturas”, explica Rigo.

A caminhada até a certificação das propriedades leva cerca de um ano. Durante o período, os agricultores receberão acompanhamento técnico de modo a se enquadrar nas conformidades exigidas.