» » Programa Saúde na Escola leva cuidados odontológicos aos alunos

Programa Saúde na Escola leva cuidados odontológicos aos alunos

postado em: Saúde | 0

Os cuidados da saúde começam cedo. Em Chiapetta, a equipe de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde tem visitado, desde o mês de maio, as escolas municipais e estadual, com o objetivo de orientar os alunos sobre higiene bucal e hábitos saudáveis de alimentação. O projeto faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde.

A ação é realizada pelo cirurgião dentista Leonardo Pires e equipe. Segundo o dentista, as primeiras ações do PSE neste ano, foram voltadas à educação infantil e séries iniciais nas Escolas Bem-Me-Quer, Haydêe Chiapetta, São José, Professora Lorette Fanck e Anchieta. “Realizamos palestras com orientações de higiene bucal, hábitos saudáveis de alimentação e importância da manutenção da saúde bucal no dia a dia. Durante as visitas realizamos ainda escovações supervisionadas, entregamos para cada aluno uma escova dental e material ilustrativo relacionado ao tema”. Estão previstas ações também com os estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Além das orientações de higiene e hábitos saudáveis, Leonardo explica que a visita da equipe nas escolas visa estabelecer desde a infância o contato com o profissional cirurgião dentista, “para criar uma boa relação com as crianças e que saibam desde pequenos a importância de manter e promover a saúde bucal”, destaca.

Por fim, o Cirurgião Dentista esclarece que durante as visitas às escolas o atendimento fica reduzido na Unidade Básica de Saúde, mas voltará ao normal assim que o Programa Saúde na Escola for concluído.