Início » Saúde » Encontro do grupo de Hipertensos e Diabéticos aborda o Poder do Alongamento

Encontro do grupo de Hipertensos e Diabéticos aborda o Poder do Alongamento

postado em: Saúde

Nem mesmo o frio de 3°C indicado no termômetro central da cidade de Chiapetta às 8h30 da manhã afastou os participantes do Grupo de Hipertensos e Diabéticos do ESF1. O encontro realizado nesta sexta-feira, 05, no auditório da Escola Lorette Fanck, reuniu muitos conhecimentos a cerca do Poder do Alongamento, palestra proferida pela Educadora Física Tuaní Johann.

O encontro teve início com a aferição da pressão arterial e da glicose dos participantes. Na sequência, lanche saudável e acompanhamento da fala sobre  alongamento, “um exercício físico que visa a saúde e o aumento da  flexibilidade dos membros musculares, no qual deve e pode ser feito por toda e qualquer pessoa”, enfatizou a educadora física demostrando que não há contraindicação para o alongamento, o qual pode ser feito em qualquer lugar. Ainda segundo Tuaní, entre os principais benefícios da prática, destaca-se o aumento da flexibilidade, resistência e fortalecimento muscular, redução de encurtamento do sistema muscular e melhora da coordenação motora, “basta tirar 10 minutos do dia em prol da saúde”.

Além da teoria, os participantes do grupo puderam experienciar na prática o alongamento. Com o auxilio de uma cadeira, cada integrante realizou os exercícios e recebeu um tema de casa: tirar um tempinho diário para realizar a sequência de alongamentos.

O encontro do Grupo de Hipertensos e diabéticos do ESF 1, acontece sempre na primeira sexta-feira de cada mês. O próximo encontro está marcado para o dia 02 de agosto, às 8h30, na Câmara de Vereadores.

O grupo da Estratégia da Saúde da Família (ESF) 1 é coordenado pela Enfermeira Kátia, técnica de enfermagem Denise, Doutor Maçalai, Cirurgiã dentista Araceli, agentes comunitários da Saúde Rafael, Vanessa, Talini, Marlene e Rosvete.