Início » Educação » Formação da BNCC reúne professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Chiapetta

postado em: Educação

Profissionais da educação da Rede Municipal e Estadual de ensino estiveram reunidos no dia 27 maio, para a segunda formação do Estudo da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e Referencial Curricular Gaúcho para a construção do Referencial Curricular Municipal. O encontro realizado na Câmara de vereadores foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com a contribuição da Professora Fátima Ehlert, da Assessoria de Educação e Ação.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O principal objetivo da BNCC é promover a igualdade da grade curricular brasileira, garantindo aos alunos acesso ao mesmo conteúdo em toda e qualquer escola do país, por meio da definição das aprendizagens essenciais em todas as etapas da educação. Por isso, a Base deverá nortear a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares de todo o Brasil, indicando as competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade.

No segundo encontro, entre as discussões que nortearam os estudos: a questão da avaliação, o currículo que ser quer para o município, objetivos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Além disso, construção do referencial Municipal e reestruturação dos regimentos e PPPs.

Desde o ano passado, estados e municípios trabalham em regime de colaboração para incorporar as competências da BNCC em seus currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O esforço mobiliza educadores e gestores em torno do que é preciso aprender na escola, gerando discussões, planejamentos e criações de programas e currículos diversos e plurais.