Início » Agricultura » Prefeito e Secretário da Saúde viajam para Brasília

Prefeito e Secretário da Saúde viajam para Brasília

Na última semana, o Prefeito Municipal Eder Luis Both juntamente com o Secretário da Saúde, Lisandro Franco Pires, estiveram empreendendo viagem à Capital Federal. Entre as tratativas, encaminhamento de novos pleitos e acompanhamento de projetos já encaminhados, em diferentes áreas, como saúde, educação, agricultura, desenvolvimento urbano e pautas regionais.

De acordo com o Prefeito Eder, com tantas obrigações que a administração tem nos municípios, especialmente, o orçamento que existe na prefeitura, com muita gestão, controle e equilíbrio, são suficientes para atender os serviços prestados pelas secretarias no dia a dia e consomem, praticamente, todo o orçamento fixo do município. Assim, os investimentos para o futuro da comunidade, geralmente, são recorridos ao Governo Federal, aonde se concentram a maior parte dos recursos arrecadados. “Mais de 80% dos recursos ficam para os governos Federal e Estadual e com a pequena parte que chega aos municípios é preciso atender os serviços que não podem parar. Sabemos da necessidade de investimentos e por isso estivemos buscando”, afirma Both.

Em Brasília, a primeira pauta tratada foi a área da Saúde. Acompanhado do Secretário da pasta, os representantes estiveram acompanhando o projeto que prevê a construção de uma Academia de Saúde ao ar livre, na praça Carlos Chiapetta, e buscando o incremento de programas junto a saúde do município. Entre as novas demandas: o credenciamento para o laboratório de próteses dentárias, onde se pretende disponibilizar as próteses de maneira gratuita às pessoas que necessitam, e a adesão ao NASF (Núcleo de Apoio de Saúde da Família) para qualificar ainda mais os atendimentos e oferecer algumas especialidades ligadas a saúde preventiva.

Na área da educação, acompanhamento do projeto que prevê ampliação da EMEI Bem-Me-Quer. Pleito esse que vem sendo buscado desde 2017 e que no ano passado, o Senador Lasier Martins fez a indicação de emenda parlamentar no valor de R$275 mil para o município, onde se estuda a construção de duas novas salas. Durante a viagem, os representantes estiveram participando de audiências com analistas do FNDE, órgão responsável pela liberação desses recursos, e prontamente foi conseguindo o deferimento da obra. Uma vez deferida, nos próximos dias será disponibilizado para assinatura do contrato e será encaminhado para a licitação.

Na área da agricultura pautas regionais e locais. O Prefeito Eder Both esteve representando a AMUCELEIRO durante o lançamento da Frente Parlamentar dos Biocombustíveis, onde muitos estímulos estão surgindo para energias alternativas de forma a reduzir, no médio e longo prazo, o custo dos combustíveis e, consequentemente, dos itens do dia a dia, além de apresentar uma alternativa para agregar valor. Durante o evento o representante esteve levando o anseio da biorrefinaria aqui na região Celeiro. Já entre as pautas relacionadas ao município, está a liberação de recursos para pagamento de empresas fornecedoras, após o recebimento de máquinas e equipamentos (Escavadeira Hidráulica, Trator e equipamentos para a Patrulha Agrícola) no valor de cerca de R$700 mil.

E por fim, a área de desenvolvimento urbano. O município está com financiamento aprovado no Banco do Brasil, para a instalação de 240 painéis de energia fotovoltaica no telhado da praça, onde será possível a produção energia por meio do sol. Nos próximos dias também pretende ser implantado o projeto de Iluminação LED em toda a Avenida Ipiranga, no entorno da praça e alguns pontos principais da cidade.

Na Avaliação do Prefeito Eder Both, “uma viagem proveitosa, com vários compromissos e encaminhamentos de emendas junto aos deputados e senadores, para projetos que venham a atender bem a comunidade”. Já o Secretário da Saúde, Lisandro Pires, destaca, principalmente os projetos ligados à área que atua. “Tanto o NASF como o Laboratório de Próteses Dentárias, são programas que vêm para suprir as necessidades encontradas no município. Saímos de lá com uma grande expectativa e esperamos poder implantá-los”, conclui.

Durante a ausência do Prefeito Municipal, Eder Luis Both, esteve dando andamento aos trabalhos o vice-prefeito, Celço Paulo Beier.