Início » Saúde » Há uma semana do fim, Campanha de Vacinação contra gripe atinge 81,5% em Chiapetta

postado em: Saúde

Chiapetta imunizou 81,5% do público-alvo contra a gripe, é o que aponta o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 24, pelo Programa Municipal de Imunizações. A vacinação encerra na próxima sexta-feira, 31 de maio. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é 90%.

De acordo com o levantamento, até o momento, a meta só foi atingida entre os grupos dos trabalhadores da saúde e de crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade. Nos demais grupos, ou seja, crianças de 2 anos a menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes, puérperas e doentes crônicos, o índice estipulado pelo Ministério da Saúde ainda não foi atingido.  A Secretaria Municipal de Saúde estuda abrir a UBS no período noturno, para que o público-alvo da campanha realize a imunização. A data ainda não foi definida.

A Coordenadora do Programa de Imunizações e Enfermeira Cristiane Maçalai, reforça a importância da vacinação, principalmente, para o grupo das crianças de 2 a 5 anos de idade e idosos. “Já existem registros de óbitos no estado pela gripe Influenza e a vítimas faziam parte desses grupos de risco. Por isso a importância da imunização”.  A enfermeira ressalta que entre os vírus que a vacina protege está o H1N1, principal causador de óbitos.

Fazem parte dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação:  Pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com necessidades especiais, doentes crônicos, professores, profissionais da saúde e profissionais da área de segurança e salvamento.

Em Chiapetta, a vacinação ocorre na Unidade Básica de Saúde durante a manhã das 8 às 11 e a tarde das 13h30 às 16h30.