Início » Saúde » Profissionais da SMS participam de curso sobre aplicação e uso de equipamentos no combate de endemias

postado em: Saúde

Equipes da Vigilância Ambiental e Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Chiapetta (SMS) participaram na última semana, de curso de aplicação e manutenção dos equipamentos no controle de vetores transmissores de endemias. A capacitação foi realizada no município de Ijuí e contou com a participação da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde de Ijuí (CRS) e representantes da Saúde de Porto Alegre (CEVS-RS).

Para o curso foi convidado o representante da empresa Guarany, empresa que produz os equipamentos para o combate de endemias. De acordo com a equipe, durante o curso foram apresentadas as formas de aplicação, cuidados e manuseio de equipamentos utilizados, principalmente, quando há surtos de dengue.

Além da explanação dos equipamentos que auxiliam no processo de controle do mosquito, outras ações que precisam ser realizadas pelos municípios foram discutidas durante a capacitação. Entre elas, cumprir os ciclos de Levantamento de Índice e Tratamento (Li+T) dentro do período correto e atualização dos programas do governo. Ações estas que os profissionais tem realizado, sendo Chiapetta um dos três municípios a ser elogiado pela 17ª CRS.

Ainda durante a semana, as equipes estiveram recebendo no município representantes da 17ª CRS e CEVS-RS. A visita teve como objetivo o acompanhamento e instruções aos agentes, assim como realizada visita técnica na Vila Mário.

Orientações para viagens a outros municípios

Devido outros municípios terem confirmado casos de dengue, ao sair, a recomendação é de que sejam utilizadas calças e camisetas de mangas compridas. Elas minimizam a exposição da pele e podem proporcionar proteção contra picadas. Além disso, o uso de repelente é de suma importância.