Início » Saúde » Secretaria da Saúde ressalta: para tomar vacina é necessário apresentar o cartão do SUS

Secretaria da Saúde ressalta: para tomar vacina é necessário apresentar o cartão do SUS

postado em: Saúde

O documento é de extrema importância e deve ser levado pelo paciente em todos os procedimentos

A Secretaria Municipal de Saúde através do Programa de Imunizações do Município de Chiapetta informa que, a partir de agora, os usuários que necessitarem tomar vacinas precisam apresentar o Cartão SUS durante o procedimento.

A Coordenadora do Programa de Imunizações e Enfermeira Cristiane Maçalai explica que a exigência é devida a instalação do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI WEB). Válido em todo o Brasil, o sistema garante a consulta das vacinas de todos usuários, a partir do Cartão SUS.  “A população precisa se conscientizar sobre a importância do documento, não somente para os adultos, mas também para as crianças desde o nascimento, por gerar os Dados ao Ministério da Saúde em relação a população imunizada, criando um banco de dados de imunizações ao longo da vida do paciente”, enfatiza.

O Programa de Imunizações reforça ainda que no próximo dia 15 de abril, inicia a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Na referida campanha serão incluídos como grupos prioritários indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, povos indígenas, grupos com doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.  Durante a realização da Campanha, serão vacinadas somente as pessoas incluídas nos grupos de risco e que apresentarem o Cartão SUS.

Quem não tem cartão SUS

O cartão do SUS é gratuito e no município de Chiapetta é feito junto ao setor de Regulação. Os documentos necessários para fazer o cartão são identidade, CPF e comprovante de residência. No caso dos menores de idade é necessário também que o responsável leve a certidão de nascimento.