Início » Agricultura » Município encaminha PAA e entrega solicitação de equivalência ao SUSAF-RS

Município encaminha PAA e entrega solicitação de equivalência ao SUSAF-RS

postado em: Agricultura

Na Secretaria Estadual de Agricultura e Desenvolvimento Rural, pasta que a partir de fevereiro terá como secretário o Deputado Covatti Filho, o Prefeito esteve tratando a renovação de convênios (veículo do programa Dissemina, Uno Mille e Motoniveladora cedida pelo estado) e acompanhando projetos.

Para 2019, o município tem a receber recursos da Consulta Popular, no qual está aprovado para a compra de um trator agrícola e por isso o prefeito esteve realizando o acompanhamento do processo. O equipamento se somará ao outro trator adquirido através de emenda federal no fim de 2018 e que está no pátio aguardando autorização do início de uso.

Ainda na Secretaria Estadual de Agricultura foi tratado o novo convênio com o Estado para o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. A iniciativa disponibilizará ao município de Chiapetta o valor de R$100.000,00 para produtores que desejam fornecer alimentos da agricultura familiar, conforme tabela de preços estipulada pela CONAB. Os produtos serão adquiridos e doados para seis instituições do município de Chiapetta (Escola Estadual Anchieta, EMEIS Pequeno Príncipe e Bem- Me-Quer, EMEF Lorette Fanck, CRAS e Associação Hospitalar Chiapetta). Eder comenta que ainda dá tempo de produtores interessados em vender para o programa se inscreverem. Basta procurar a Assistência Social, a Secretaria de Agricultura ou a Emater do município. A previsão é que a execução do programa inicie ainda em janeiro. A expectativa é de que a proposta seja uma grande impulsionadora para muitos agricultores familiares de Chiapetta.

Por fim, na pasta da agricultura o prefeito entregou toda a documentação solicitando a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) do Governo do Rio Grande do Sul. Eder explica que a partir do momento da entrega do selo de equivalência ao município, as agroindústrias de origem animal (leite, queijo, ovos, mel,…) que tiverem habilitação no SIM poderão solicitar também a adesão para vender em todo o estado do Rio Grande do Sul.