Início » Saúde » Projeto disponibiliza academia gratuita a participantes dos grupos de hipertensos e diabéticos do município

Projeto disponibiliza academia gratuita a participantes dos grupos de hipertensos e diabéticos do município

postado em: Saúde

Com o objetivo de estimular a prática de exercícios físicos, a fim de melhorar a qualidade de vida de pacientes que já são portadores de Doenças Crônicas e prevenir agravos, surgiu o projeto Exercitando-se na Atenção Básica. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde teve início nesse mês de dezembro e vem proporcionando academia gratuita aos participantes assíduos dos Grupos de Hipertensos e Diabéticos do ESF 1 e 2.

O Projeto disponibiliza 45 vagas em duas academias da cidade: Life Academia e Academia do Corpo. Ao todo, três turmas de 15 participantes frequentam as academias uma vez por semana. Uma delas nas segundas-feiras e as outras duas nas quintas-feiras. Os exercícios são acompanhados por uma profissional da enfermagem. Através da iniciativa espera-se que a prática de atividades físicas reflita na melhora da saúde física e mental dos participantes.

De acordo com a pasta, de modo geral as consultas na Unidade Básica de Saúde são decorrentes de dores Osteomusculares, Hipertensão Arterial Descompensada, Diabetes Mellitus Descompensada, Stress, Depressão, Insônia, e até mesmo para ter uma simples conversa.  Portanto, acredita-se que o projeto ajudará a reduzir o índice de aumento e agravo de doenças e, consequentemente, o número de procura à medicina curativa, investindo assim em qualidade de vida, em prevenção, Promoção da Saúde.