Início » Agricultura » Concluída a distribuição gratuita de mais de 600 toneladas de calcário para os produtores rurais do município

postado em: Administração, Agricultura

O trabalho de distribuição das 666 toneladas de calcário para a correção de solo de propriedades rurais do município de Chiapetta encerrou na última semana. O projeto que tem objetivo melhorar a capacidade produtiva nas pequenas propriedades beneficiou, ao todo, 1534 agricultores familiares de mais de dez localidades do interior.

O insumo distribuído aos agricultores fez parte do convênio entre o município de Chiapetta e a união, por intermédio do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e viabilizado pelo Deputado Estadual Ernani Polo, no valor total de R$143.190,00. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal da Agricultura e o calcário foi distribuído pela empresa Agropolo, vencedora da licitação.

O Secretário da Agricultura, Valdecir Dorn, acompanhou de perto o trabalho de distribuição e conta que o projeto possibilitará a recuperação de mais de 500 hectares de terra. “Cada produtor recebeu 4,3 toneladas de calcário. O insumo vem para auxiliar a melhora na produção agrícola e pecuária do município, além de propiciar o aumento da renda dos pequenos produtores”, destaca.

Valdecir faz questão de destacar a qualidade do insumo, ressaltando a preocupação da administração municipal em entregar aos produtores rurais, calcário de qualidade. O Calcário Calgesso MIX distribuído de maneira gratuita é composto por calcítico (indicado para solos fracos de cálcio), dolomítico (corrige a acidez do solo), filler (ação mais rápida no desenvolvimento da planta), gesso agrícola (proporciona maciez da terra) e silício (fortalecimento da planta contra doenças e pragas).