Início » Saúde » Grupo de Hipertensos e Diabéticos do ESF 1 participa de encontro

Grupo de Hipertensos e Diabéticos do ESF 1 participa de encontro

postado em: Saúde

A equipe de Estratégia de Saúde da Família 1 (ESF) promoveu na última sexta-feira, 05, encontro com o grupo de hipertensos e diabéticos. Realizado na Câmara de Vereadores, o momento teve como objetivo realizar a conscientização dos cuidados necessários para controlar a pressão alta e a glicose e também realizar outras atividades para manter ou melhorar a qualidade de vida do cidadão.

Durante o encontro, a equipe trabalhou com o grupo a dinâmica do balão, com o intuito de exercitar, divertir e demonstrar a importância da vida e saúde de cada pessoa. A Coordenadora do Grupo, Enfermeira Kátia Müller explanou ainda sobre o risco de quedas para pessoas idosas e os cuidados a ser tomados. Além disso, o Médico José Maçalai destacou a participação dos integrantes nos encontros, onde são trabalhados vários temas ligados à saúde e a qualidade de vida.

Como de costume, logo no início do encontro, a equipe realiza a aferição da pressão e glicemia dos participantes. Além do encontro mensal, uma das ações do ESF é a visita domiciliar para a realização do controle da pressão e glicemia dos participantes.  Durante esta etapa é feita a verificação da medicação de uso contínuo, organização e armazenagem a partir de um estojo disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O Encontro de Hipertensos e Diabéticos acontece uma vez ao mês. Em Novembro, o grupo se reunirá no dia 1º, na Câmara de Vereadores, às 8h30.