Início » Administração » Aberta Oficialmente a Semana Farroupilha do município de Chiapetta

Aberta Oficialmente a Semana Farroupilha do município de Chiapetta

postado em: Administração, CTG

A abertura da Semana Farroupilha no município de Chiapetta marcou a noite de quinta-feira (13). Realizada no CTG Relembrando Tio Lautério, a solenidade reuniu autoridades civis e tradicionalistas para uma vasta programação de posses, entregas, inauguração, homenagens e apresentações.

Os pingos da chuva calma que caiam no momento da abertura não impediram que houvesse o hasteamento das bandeiras em frente ao CTG. Ao lado direito, a Chama Crioula acessa no candeeiro desde o último domingo, quando cavalarianos do Centro de Tradições Gaúchas chegaram ao município, vindos de Coronel Bicaco.

O Patão do CTG, Joanir Aloísio Strada, agradeceu a todos que seguem cultivando o tradicionalismo gaúcho e fez o apelo para a participação de mais pessoas da comunidade na vida do CTG. Nas palavras do patrão, “uma entidade que presta um grande serviço no município, principalmente, para crianças e jovens e no cultivo de valores morais e éticos”.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Municipal Eder Luis Both falou sobre a importância do CTG no município e de seu trabalho durante o ano todo, não somente na Semana Farroupilha, mas sim, no rodeio e no trabalho com as crianças e jovens das invernadas. Elogiou também os cavalarianos que buscaram no último final de semana a chama crioula, destacando a presença dos jovens se integrando cada vez mais ao CTG e cultivando o tradicionalismo.

Aberta Oficialmente a Semana Farroupilha, foi a vez da Posse da Gestão de Peões e Prendas 2018/2019 e posse da nova patronagem do CTG, a qual  tem a frente o patrão Joanir Strada, reconduzido ao cargo. Neste ano, a entrega da Comenda General Bento Gonçalves da Silva homenageou dois tradicionalistas, Otmar Janke e Constante Rochineski. Ainda na programação, a inauguração de quadros e homenagens na Galeria de Patrões e Peões de Hora. O Ex-prefeito, Osmar Kuhn e o Prefeito Eder Luis Both foram os Peões de Honra homenageados.

A noite encerrou com a apresentação das Invernadas do CTG Sentinela da Ramada, de Nova Ramada. Como forma de integração, prendas e peões das invernadas do CTG Relembrando Tio Lautério e do CTG visitante dançaram a Polinésia.

A Programação da Semana Farroupilha do CTG Relembrando Tio Lautério tem continuidade nos próximos dias 15, 16, 19 e 20 de setembro. Toda a comunidade chiapetense está convidada a participar e prestigiar os festejos farroupilhas.

Confira a programação completa:

15/09 – Cavalgada da Integração do CTG Relembrando Tio Lautério.

16/09 –11h00 – Recepção da Cavalgada da Integração em frente ao CTG, com procissão para celebração da Culto Crioulo, Pe. Giane Pitol e Pastora Ramona.

11h45 – Pronunciamento do Patrão Joanir Strada, juntamente com a Coordenadora da 20a RT, Luciana Rolim.

12h00 – Almoço – cardápio: churrasco (gado e porco), arroz, maionese, cuca, mandioca, saladas diversas. Buffet de sobremesas – valor: R$ 25,00.

13h30 – Apresentação das Invernadas do CTG Relembrando Tio Lautério.

– Apresentação das Invernadas do CTG Hermagoras Rolim de Inhacorá.

14h30 – Domingueira com animação de Alex Santi.

19/09 –20h00 – Jantar – cardápio: carnes de porco no tacho, gado ao molho, arroz, mandioca, cuca e saladas diversas – valor: R$ 20,00.

20h30 – Homenagem a ex-3a Prenda Mirim da 20a RT Luiza Pitol Strada e ao arquiteto Otávio Polo, por seus relevantes serviços prestados a nossa Entidade nos anos de 2017 e 2018.

21h00 – Apresentação das Invernadas do CTG Relembrando Tio Lautério.

20/09 –18h00 – Encerramento Oficial da Semana Farroupilha em frente ao CTG, com arriamento das bandeiras e extinção do Candeeiro Crioulo.