Início » Agricultura » Desfile Cívico: Confira um resumo do que foi apresentado na Avenida Ipiranga

Desfile Cívico: Confira um resumo do que foi apresentado na Avenida Ipiranga

No último dia 07 de setembro, a Secretaria de Educação e Cultura de Chiapetta promoveu juntamente com as escolas, secretarias e entidades do município, o tradicional desfile cívico em homenagem à Independência do Brasil. O evento ocorreu na Avenida Ipiranga, em frente à Praça Municipal.

Ao som da Banda Marcial, passaram pela avenida, crianças, jovens, adultos e idosos. Todos eles demonstrando os projetos que vêm sendo desenvolvidos e muitos deles ligados ao tema do desfile deste ano. As bandeiras e a faixa com o tema “Deus, o homem e suas produções” abriram o desfile. O grupo da terceira Amizade foi primeiro a desfilar nos pelotões, seguido pelo CRAS, AMAE, Conselho Tutelar e o Programa da Primeira Infância Melhor.

O desfile das Escolas iniciou com os pelotões das Escolas de Educação infantil Pequeno Príncipe e Bem Me Quer. Em seguida, foi a vez da Escola Estadual Anchieta desfilar pela Avenida Ipiranga. As EMEFs São José, Haydêe Chiapetta e Professora Lorette Fanck foram as últimas escolas a desfilar no pelotão. Entre os destaques do pelotão das escolas, a distribuição de alimentos produzidos pela agricultura familiar do município e as homenagens às Professoras Elenice Bartsch e Mari Ivone Pereira (diretora da EMEF Lorette Fanck), falecidas neste ano.

Logo atrás das escolas, o pelotão dos Escoteiros fez a sua demonstração na Avenida. Em seguida, foi a vez da Banda Marcial de Chiapetta. Com o Slogan “Tocando em Harmonia, encontramos a paz”, a banda é Coordenada pelos instrutores Samir e Leandro Bermann, e neste ano contou com participação de cerca de 40 integrantes. Preocupada em sempre inovar, apresentou marchas e músicas tradicionais, além de toques novos.

Neste ano, integraram-se ao desfile cívico as comunidades do interior para apresentar a Agricultura Familiar. Coordenado pelo Escritório da Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, os Agricultores Familiares foram para a Avenida demonstrar um pouco do que é produzido no município. Seguiram logo atrás, a Secretaria da Agricultura e os equipamentos e maquinários da Patrulha Agrícola do Município.

O Desfile Cívico contou mais uma vez com a participação dos cavalarianos e representantes do Centro de Tradições Gaúchas Relembrando Tio Lautério e o CTG Hermagoras Rolim de Inhacorá. Finalizaram o desfile o grupo de Gaioleiros “Amigos do Barro” de Chiapetta, Fuscavet de Inhacorá e o Clube de Motos.