Início » Saúde » Encontro do Grupo de Hipertensos e Diabéticos discute saúde mental

Encontro do Grupo de Hipertensos e Diabéticos discute saúde mental

postado em: Saúde

A Equipe Estratégia da Família 1, formada por médico, enfermeiras e agentes comunitários da saúde, promoveu na manhã desta quinta-feira (06), seu encontro mensal com o grupo de Hipertensos e Diabéticos. Realizado na Câmara de Vereadores, os participantes tiveram a oportunidade de buscar o cuidado com a saúde física e também mental, já que a conversa deste mês foi com a psicóloga Luciane Zorzan.

A psicóloga trouxe a reflexão sobre a importância de cuidar do corpo e também da mente, por isso, além da conversa, o grupo participou da dinâmica Flor de Papel. Cada um pôde escolher uma folha colorida e a partir daí foram amassando, dando forma à flor. Luciane explica que “a folha representa a nossa vida e os amassados simbolizam as marcas da vida de cada pessoa, a história que cada um construiu. A flor representa a beleza da vida, marcada por tantos acontecimentos, por coisas boas e coisas difíceis”.

Durante o encontro foi realizada a aferição da pressão arterial e glicemia capilar e após, lanche saudável. O Médico da Equipe, Doutor José Maçalai também esteve verificando as carteirinhas de medicamentos e atualizando receitas.

O encontro do ESF 1 ocorre uma vez ao mês, sempre na primeira sexta-feira. A equipe convida aos hipertensos e diabéticos que participem dos encontros, buscando orientações e cuidados para uma vida melhor e mais saudável.

O ESF 1 é formado pelos Profissionais: Doutor José Maçalai, Enfermeira Kátia e agentes Comunitários da Saúde: Rosvete, Rafael, Vanessa, Marlene e Talini.