Início » Agricultura » Inicia a distribuição de calcário no município

Inicia a distribuição de calcário no município

postado em: Administração, Agricultura

Mais de 150 propriedades rurais receberão o insumo de forma gratuita

Com o objetivo de melhorar a capacidade produtiva nas pequenas propriedades, a Secretaria Municipal da Agricultura iniciou nesta quarta-feira (15), a distribuição de mais de 600 toneladas de calcário para a correção de solo.  O insumo, distribuído gratuitamente aos agricultores faz parte do convênio celebrado entre a união, por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o município de Chiapetta no valor total de R$143.190,00.

A distribuição do calcário iniciou na localidade de Linha Iracema e percorrerá mais 12 localidades do município. A empresa ganhadora de licitação (Agropolo) é responsável pelo carregamento e distribuição. Ao todo, 153 propriedades receberão o calcário, composto por calcítico, dolomítico, filler, gesso agrícola e silício, utilizado na recuperação de solos ácidos com baixa capacidade produtiva. Cada família inscrita e aprovada pelo Conselho Agropecuário terá direito de receber 4,3 toneladas de insumo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, a distribuição de calcário possibilitará a recuperação de mais de 500 hectares, auxiliará a melhora na produção agrícola e pecuária do município, além de aumentar a renda dos pequenos produtores. O roteiro de distribuição seguirá pelas propriedades conforme a disponibilidade de caminhões da empresa, condições climáticas favoráveis e apresentação da certidão negativa de débitos pelos agricultores.