Início » Saúde » Chiapetta recebe boa avaliação no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal

Chiapetta recebe boa avaliação no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal

­­Áreas da Saúde e Educação registram Alto Desenvolvimento.

Divulgado na última sexta-feira (29), o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2018. Criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, o IFDM 2018 avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros com base em dados oficiais de 2016, últimos disponíveis.

O índice monitora todas as cidades brasileiras e a avaliação varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o seu desenvolvimento. Cada uma delas é classificada em uma das quatro categorias do estudo: baixo desenvolvimento (de 0 a 0,4), desenvolvimento regular (0,4 a 0,6), desenvolvimento moderado (de 0,6 a 0,8) e alto desenvolvimento (0,8 a 1).

De acordo com o IFDM, Chiapetta apresenta no geral, desenvolvimento Moderado com o registro de 0,7584. O município ocupa a 6ª colocação na Região Celeiro, e a 173ª no estado. Em relação às áreas de Educação e Saúde, o município registra alto desenvolvimento, com índices de 0,8244 e 0,8969, respectivamente. Ainda conforme o índice da Firjan, emprego e renda apresentam desenvolvimento regular, com índice de 0,5541.

O índice avalia conquistas e desafios socioeconômicos de competência municipal, como por exemplo: manutenção de ambiente de negócios propício à geração local de emprego e renda, número de empregos com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos, educação infantil e fundamental, crianças nas creches, pré-escolas e professores com ensino superior, atenção básica em saúde e o número de consultas pré-natal oferecidas às gestantes.

Clique aqui para conferir o IFDM completo.