Início » Sem categoria » Alunos da pré-escola aprendem sobre Educação Fiscal e Cidadania

Alunos da pré-escola aprendem sobre Educação Fiscal e Cidadania

postado em: Sem categoria

Projeto foi desenvolvido na Escola Bem-Me-Quer

Com intuito de conscientizar os alunos sobre a importância da emissão da nota fiscal, oferecer conhecimentos sobre tributos, arrecadação fiscal e cidadania, surgiu o projeto de Educação Fiscal com as crianças da pré-escola da EMEI Bem-Me-Quer. Coordenada pelas professoras Magali Janke e Elaine Michalski, a iniciativa consistiu no acompanhamento das compras dos alunos das turmas de nível II nos supermercados da cidade e, em seguida, a troca dos cupons fiscais por cartelas da Campanha Chiapetta Dá Prêmios.

De acordo com as professoras, o projeto de educação fiscal aliou conhecimentos sobre os tributos, campanha Chiapetta Dá Prêmios e cidadania. “As crianças aprenderam sobre a Lei Municipal que valoriza quem compra no comércio local, por meio de sorteios de prêmios. Entenderam que os tributos pagos são instrumentos que podem e devem ser utilizados para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais. Além disso,  que o cidadão, conhecedor da função social do tributo, como forma de redistribuição da renda nacional e elemento de justiça social, é capaz de participar do processo de arrecadação, aplicação e fiscalização do dinheiro público o qual é destinado em melhorias para o bem estar de todos os munícipes”, destacam.

Após a ida aos supermercados e visita à Associação Comercial e Industrial (ACIC), para a troca de cupons fiscais por cartelas para concorrer a prêmios, os alunos participaram de lanche saudável com os produtos adquiridos no comércio local, contemplando também a Alimentação Saudável e Qualidade de Vida.