Início » Obras » Entregues os três novos veículos para as áreas da Saúde, Obras e Agricultura

Entregues os três novos veículos para as áreas da Saúde, Obras e Agricultura

Durante essa terça-feira, 19, o Prefeito Municipal, Eder Luis Both, juntamente com os secretários municipais, vereadores, servidores e comunidade fez a entrega oficial de três veículos que, a partir de agora, vão compor a frota do município nas áreas da saúde, obras e agricultura. A ato ocorreu em frente à Prefeitura Municipal, no início da manhã.

Uma Spin, uma Retroescavadeira e um Caminhão Baú. Para o Prefeito, os investimentos são importantes na renovação da frota do município, para que se possa continuar prestando trabalho de qualidade para a comunidade. Durante o ato, Eder agradeceu a todos os deputados envolvidos, os quais permitiram que a aquisição dos veículos fosse possível, por meio da liberação de recursos. Agradeceu ainda os vereadores que acompanharam a tramitação dos projetos e que solicitaram junto aos seus deputados os recursos, e toda a equipe da administração municipal que participou de todas as fases do processo.

Spin para a Secretaria Municipal da Saúde

A nova Spin com a capacidade de sete lugares foi adquirida através de recurso do Ministério da Saúde por meio do AFM (Apoio Financeiro aos Municípios), que o Governo Federal encaminhou no ano de 2017 para compensar a baixa na arrecadação durante o ano. Além disso, o Deputado Federal José Stédile, através da vereadora Marlene Selke, disponibilizou emenda no valor R$80mil para cobrir despesas na saúde e de custeio de equipamentos e materiais para o dia a dia e, assim, foi possível a compra do veículo que fará serviço essencial para a saúde.

O prefeito adiantou outros investimentos previstos para a área de saúde. Entre eles, o valor de R$100 mil do Deputado Federal Pompeo de Mattos, já na conta, o qual R$ 50 mil será utilizado para a aquisição de um veículo de cinco lugares para o ESF (Estratégia da Saúde da Família). Há também na conta outros dois recursos de R$190 mil cada, para a aquisição de mais duas Vans. Uma delas já está licitada, só aguardando adaptação de acessibilidade. Emenda essa conquistada através do Deputado Jerônimo Goergen. A outra van será licitada nos próximos dias, e é indicação do Deputado Federal José Otávio Germano.

Além disso, mais R$100mil do Deputado Covatti Filho para ser utilizado para custeio na área de saúde e outros R$ 50 mil liberados para aquisição de equipamentos para os consultórios odontológicos, também indicação do Deputado José Otávio Germano.

Retroescavadeira para a Secretaria Municipal de Obras

A nova retroescavadeira que vai compor a frota do Parque de Máquinas da Prefeitura foi solicitada pelo vereador Valtair de Paula Alves (Neguinho) junto ao Deputado Covatti Filho, a qual foi conquistada em 2017, por meio de Emenda da Bancada Federal e agora, encerrado o processo licitatório de aquisição feito pelo Governo do Estado, a máquina foi entregue.

O município teve a felicidade de receber a retroescavadeira no valor de mercado de R$ 250 mil, porém como foi licitado pelo estado centenas de retroescavadeiras, a máquina surgiu por um preço bem mais acessível. A retroescavadeira auxiliará os serviços e conservação de estradas, além de contribuir com a produção leiteira e suinocultura do município.

Caminhão Baú para a Agricultura Familiar

O município se inscreveu no Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério Federal no ano de 2014. O trabalho que envolve as Secretarias Municipais da Agricultura, Assistência Social e Emater tem feito a agricultura familiar do município produzir alimentos para colocar no mercado. De 2014 em diante, com o PAA em andamento, foram comprados alimentos da agricultura familiar para as escolas, para hospital, para prefeitura e, desde 2017, o projeto ganhou ampliação com a compra para a cesta básica dos servidores.

De acordo com o Prefeito Eder, “hoje se tem uma qualidade muito boa nos produtos ofertados e queremos ampliar ainda mais a variedade. Esse caminhão vem ajudar a buscar mercados para fora do município, tanto em uma Central Regional que se pensa criar, como em feiras, mercados de outras cidades e restaurantes. Enquanto isso vai se articulando, os produtores estão se organizando em associação para que possa participar de editais de órgãos públicos, os quais adquirem 30% dos alimentos da Agricultura Familiar”.

Além de auxiliar na expansão de mercados, o Caminhão Baú também auxiliará na entrega dos produtos hortigranjeiros para a cesta básica dos servidores. Inclusive, na próxima entrega, o caminhão fará uma rota, passando pelas propriedades para que possam ser carregados os produtos hortigranjeiros.

O Caminhão Baú é térmico e mais tarde receberá balança, balcão refrigerado, caixas de verduras e palets. Itens que o governo ainda não adquiriu, mas que fazem parte do projeto e certamente virão.