Início » Educação » Escolas municipais participam pela primeira vez da Mostra de Foguetes

Escolas municipais participam pela primeira vez da Mostra de Foguetes

postado em: Educação

Alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais estiveram na manhã da quarta-feira, 25, no campo do Esporte Clube Pampeiro, participando pela primeira vez da Mostra Brasileira de Foguetes. Em sua 12ª edição, a MOBFOG consiste no lançamento oblíquo de foguetes, o mais longe possível, e tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Durante o lançamento de foguetes, além da participação dos alunos e coordenação dos professores, a equipe da Secretaria Municipal de Educação esteve acompanhando a etapa. Para a secretária de educação, Francieli Rochinheski Pires, a inscrição das séries finais do ensino fundamental na MOBFOG tem como intuito proporcionar aos alunos atividades práticas. “Este trabalho experimental tem uma reconhecida importância na aprendizagem de alguns conceitos físicos trabalhados na disciplina de ciências”, explica.

A Mostra Brasileira de Foguetes possui quatro diferentes níveis. A Professora e coordenadora da MOBFOG das Escolas Municipais, Carla Brigo, explica que os alunos do 6º ao 9º ano estiveram participando no nível 3. Segundo a professora, o foguete é construído pelos alunos a partir de duas ou mais garrafas pets de qualquer volume, que ficam presa numa base de lançamento presa no chão, também construída pelos alunos, e tem como combustível somente água e ar comprimido por uma bomba manual de encher pneus de bicicletas. Na mostra, o objetivo é obter o maior alcance horizontal possível.

Classificação da 12ª Mostra Brasileira de foguetes:

6º Ano:

Guilherme dos Santos da Silva