Início » Saúde » Vacinação contra a Influenza inicia na próxima segunda-feira, 23

Vacinação contra a Influenza inicia na próxima segunda-feira, 23

postado em: Saúde

O Programa de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde de Chiapetta dá início no próximo dia 23 de abril, a Campanha de Vacinação contra Influenza 2018. De acordo com levantamento, até o dia 1º de Junho, data prevista para o final da campanha, a estimativa é de que 1294 pessoas do município incluídas nos grupos prioritários recebam as doses da vacina. A meta deste ano é atingir 80% do público alvo.

A vacina contra a gripe é direcionada às pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; população privada de liberdade, jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

Em Chiapetta a vacinação contra a influenza ocorre na Unidade Básica de Saúde, junto à sala de reuniões. O horário de atendimento deve ocorrer durante a manhã, das 08:00 às 11:00 e a tarde das 13:30 às 16:30. Para as pessoas acamadas e sem possibilidades de vir até a UBS, a Secretaria de Saúde fará a vacinação a domicílio, conforme a lista de solicitações dos Agentes Comunitários de Saúde.

A Campanha prevê ainda o “Dia D de Vacinação”, previsto para 12 de Maio. Neste dia a UBS estará com atendimento das 8h às 17hs, sem fechar ao meio dia.

O Influenza é um vírus de circulação sazonal e, em 2018, a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra três tipos do micro-organismo: o H3N2, o H1N1 e o B.