Início » Agricultura » Nascem as primeiras terneiras do Programa Dissemina

Nascem as primeiras terneiras do Programa Dissemina

postado em: Administração, Agricultura

No último mês de março nasceram em Chiapetta, as primeiras terneiras do Programa Estadual de Incremento de Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite – Dissemina. Implantado no município em abril de 2017, o Programa tem como objetivo o melhoramento genético e o aumento da eficiência produtiva do rebanho municipal. Aliado a isso, o baixo custo ao agricultor, já que a Prefeitura concede desconto de 50% no valor do sêmen.

Na propriedade da família Zache, localizada no Rincão da Laje, a primeira terneira nascida do programa é destinada para a pecuária de leite e de corte. A família lida com a atividade leiteira há mais de 20 anos e conta com rebanho com cerca de 40 vacas. Dessa vez optou pelo sêmen da raça Gir Leiteiro e a utilizará para a produção de carne. A inseminação foi realizada por Renan Zache que atende a região e o touro utilizado foi o Midas, da raça Gir pertencente ao banco de sêmen do Programa Dissemina. A vaca da raça holandesa pariu a terneira há cerca de 20 dias.

Já na propriedade da Família Gallina, localizada na comunidade Cristo Rei, a primeira terneira atenderá a pecuária de leite. Na atividade leiteira há aproximadamente 20 anos, a família conta com lote total de 30 vacas. A fêmea da raça holandesa nasceu no dia 12 de março e certamente fará parte, mais tarde, do rebanho leiteiro. Cria de vaca holandesa e de touro Carson Holandês, a dose de sêmen utilizada pertence ao banco do Dissemina. A propriedade foi atendida pelo inseminador Mateus Gallina, que é filho do Casal, mas que também presta serviços de inseminação na comunidade.

O programa Dissemina atualmente atende aproximadamente 65 propriedades de pequeno e médio porte e é aberto a todo o município. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal da Agricultura, responsável pela organização do programa em Chiapetta, neste primeiro ano foram utilizadas 536 doses de sêmen. O município conta com a parceria de quatro inseminadores localizados em diferentes regiões e que prestam serviço de inseminação sem custo à prefeitura.

Inseminadores que atendem o município de Chiapetta no Programa Dissemina:

Renan Zache – 9.9655-5807

Gean Rettmann – 9.9928-5097