» » Nascem as primeiras terneiras do Programa Dissemina

Nascem as primeiras terneiras do Programa Dissemina

No último mês de março nasceram em Chiapetta, as primeiras terneiras do Programa Estadual de Incremento de Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite – Dissemina. Implantado no município em abril de 2017, o Programa tem como objetivo o melhoramento genético e o aumento da eficiência produtiva do rebanho municipal. Aliado a isso, o baixo custo ao agricultor, já que a Prefeitura concede desconto de 50% no valor do sêmen.

Na propriedade da família Zache, localizada no Rincão da Laje, a primeira terneira nascida do programa é destinada para a pecuária de leite e de corte. A família lida com a atividade leiteira há mais de 20 anos e conta com rebanho com cerca de 40 vacas. Dessa vez optou pelo sêmen da raça Gir Leiteiro e a utilizará para a produção de carne. A inseminação foi realizada por Renan Zache que atende a região e o touro utilizado foi o Midas, da raça Gir pertencente ao banco de sêmen do Programa Dissemina. A vaca da raça holandesa pariu a terneira há cerca de 20 dias.

Já na propriedade da Família Gallina, localizada na comunidade Cristo Rei, a primeira terneira atenderá a pecuária de leite. Na atividade leiteira há aproximadamente 20 anos, a família conta com lote total de 30 vacas. A fêmea da raça holandesa nasceu no dia 12 de março e certamente fará parte, mais tarde, do rebanho leiteiro. Cria de vaca holandesa e de touro Carson Holandês, a dose de sêmen utilizada pertence ao banco do Dissemina. A propriedade foi atendida pelo inseminador Mateus Gallina, que é filho do Casal, mas que também presta serviços de inseminação na comunidade.

O programa Dissemina atualmente atende aproximadamente 65 propriedades de pequeno e médio porte e é aberto a todo o município. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal da Agricultura, responsável pela organização do programa em Chiapetta, neste primeiro ano foram utilizadas 536 doses de sêmen. O município conta com a parceria de quatro inseminadores localizados em diferentes regiões e que prestam serviço de inseminação sem custo à prefeitura.

Inseminadores que atendem o município de Chiapetta no Programa Dissemina:

Renan Zache – 9.9655-5807

Gean Rettmann – 9.9928-5097