Início » Obras » Iluminação Pública da cidade recebe lâmpadas de vapor de sódio

Iluminação Pública da cidade recebe lâmpadas de vapor de sódio

postado em: Administração, Obras

A Administração Municipal através da coordenação de obras urbanas vem realizando melhorias na iluminação pública do município. Para tanto, tem adquirido lâmpadas de vapor de sódio, o que deve gerar durabilidade, economia e eficiência.

A preocupação com o fator da iluminação pública tem levado a administração a investir. Em 2017, conforme levantamento demonstra, o valor gasto para a compra de lâmpadas e reatores ultrapassou os R$60 mil. Em 2018 os investimentos na área seguem.  Nesse primeiro período do ano já foi licitada a compra de 200 lâmpadas de vapor de sódio.

A escolha pela lâmpada leva em conta três fatores. O primeiro deles, a durabilidade. No início de 2017 algumas lâmpadas do modelo foram adquiridas para teste e estão funcionando há mais de um ano sem queimar. Aliado a isso, os fatores de economicidade e eficiência também foram levados em conta, já que a produção de luz é boa e requer o mínimo de consumo energético.

De acordo com o levantamento da RGE realizado em 2016, ao todo, a área urbana de Chiapetta possui 555 pontos de iluminação pública. A Administração Municipal objetiva a curto prazo ter em todos os pontos a tecnologia da lâmpada de vapor de sódio, porém ela deve ocorrer de forma gradativa, conforme a necessidade de troca. Já a médio e longo prazo está sendo encaminhando projeto de engenharia elétrica para implantação gradativa de iluminação de LED, o que deve ocorrer em um futuro próximo. Além de lâmpadas LED está se elaborando projeto para instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia nos prédios públicos.