Início » Educação » Alunos da Escola Haydêe Chiapetta participam de projeto de Introdução à Iniciação Científica do IFFar

postado em: Educação

Conhecer, criar, refletir, compartilhar, produzir e avaliar resultados numa efetiva interação com o mundo que os cerca. Estes são uns dos principais resultados do projeto ‘Biblioteca em ação – Contar, Encantar e Educar 2017’, desenvolvido pelo Instituto Federal Farroupilha de Santo Augusto, o qual conta com a participação dos alunos do nono ano da Escola Municipal Haydêe Chiapetta.

O projeto, coordenado pela Bibliotecária Daniela D’Acampora e aluna do curso de Licenciatura em Computação Andréia dos Santos Dias, desenvolve a Introdução à Iniciação Científica. O interesse da participação dos alunos surgiu com a visita de uma das coordenadoras à Escola Haydêe e tem como principal objetivo apontar a importância e os diferentes tipos de aprendizagens dos elementos da comunidade envolvidos com alguns projetos de extensão e ações promovidos pela biblioteca Mario Quintana do Campus de Santo augusto no ano de 2017.

A ação acontece todas as terças-feiras no IFFAr. Durante as aulas, os alunos aprendem noções de Word e Power point, constroem trabalho acadêmico, recolhem e organizam as informações e redigem textos. Ao final, entregarão a escrita da pesquisa e apresentarão o trabalho para colegas e professores.

De acordo com uma das coordenadoras, o trabalho escolar dá maior importância para ampliação de conhecimentos, desenvolvimento do gosto pela leitura, extensão do raciocínio e organização de método de trabalho. “O texto do trabalho escolar é um conjunto de informações que podem ter procedências variadas. Portanto, antes de começar a escrever, é preciso pesquisar o tema em fontes diversas, como livros, jornais, revistas e internet. E isto trabalhamos bem forte nos nossos encontros” explica Daniela.

As coordenadoras acreditam que os alunos estão um passo a frente e que a parceria da escola tem sido essencial para o sucesso da ação. Estão previstos ainda no decorrer do ano, estágio na escola, onde os alunos irão obter aprendizados em outras plataformas (Moodle) e programas (Excel).

O projeto foi apresentado durante Mostra Técnica Integrada 2017 e premiado como trabalho destaque de Santo Augusto na sua categoria. Além da ação de introdução à Iniciação Científica, a Escola Haydêe  participa também da hora do conto, realizada com alunos da educação infantil e dos anos iniciais.