Início » Educação » Museu Memória Viva comemora a 11ª Primavera de Museus nesta semana

Museu Memória Viva comemora a 11ª Primavera de Museus nesta semana

postado em: Educação

Com o tema “Museus e suas Memórias”, teve início nesta segunda-feira, 18, a 11ª Semana de Museus. A abertura oficial ocorreu durante a manhã, em frente ao Museu Memória Viva e contou com diretoras das escolas, professores, alunos, secretária de educação, prefeito e vice-prefeito do município.

De acordo com o Professor de História e responsável pelo Museu Memória Viva, Rodinei Kraemer, o tema deste ano é sugestivo, pois leva a reflexão sobre as contribuições do museu para a memória local e para “entendermos o desenvolvimento chiapetense no decorrer da sua história”. Rodinei explica que no decorrer da semana as atividades envolverão todas as escolas do município, mas que também estará aberto a visitação de toda a comunidade.

O Prefeito Eder Luis Both falou sobre a importância dos museus para a cultura e história de um povo e pediu para que alunos, professores e a comunidade valorizem o espaço e busquem conhecer a história do município. Destacou que a Administração Municipal está incentivando projetos de resgate da história de Chiapetta, por meio de documentários, e que pretende modernizar o espaço do museu, tornando-o mais atrativo ainda.

Primavera de Museus

A Primavera é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) que acontece todo ano no início da estação homônima. A cada ano, o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus. Entre os objetivos: Promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.