Início » Saúde » Secretaria Municipal da Saúde promove o Dia D

Secretaria Municipal da Saúde promove o Dia D

postado em: Saúde

Em celebração ao Dia Nacional da Saúde, comemorado no dia 05 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde promove o Dia D. A iniciativa prevê ações ligadas às áreas atendidas pela pasta e tem como objetivo propiciar um dia voltado para despertar na população o valor da saúde e dos cuidados com ela.

Ao longo de todo o sábado, estão previstas ações de orientação à saúde. A programação inicia junto ao Posto de Saúde com a inauguração da Clínica de Fisioterapia, as 8h30. Em seguida, os profissionais de todas as áreas da secretaria desenvolverão as ações no Centro Múltiplo Uso da Praça Carlos Chiapetta.

Entre as ações: teste de tipagem sanguínea, verificação de pressão, glicose e diabetes, atendimento nutricional, vacinação contra o HPV e Gripe Influenza, atualização e confecção do Cartão SUS, orientação farmacêutica, odontológica e sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, ações da vigilância sanitária e do programa Primeira Infância Melhor. Todas as ações oferecidas no Dia D da Saúde ocorrem de forma gratuita, inclusive o teste de tipagem sanguínea, e toda a população de Chiapetta está convidada a participar.

Origem do Dia Nacional da Saúde

O dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.

Oswaldo da Cruz nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal (atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ) e da fundação da Academia Brasileira de Ciências.