» » Assembleia da Amuceleiro discute elaboração dos Planos Municipais de Agricultura

Na manhã do dia 22 de junho, na sede da Associação dos Municípios da Região Celeiro – Amuceleiro, estiveram reunidos em assembleia os prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de agricultura para tratar de assuntos de interesse regional.

A assembleia contou com a presença do Gerente Regional da Emater, Carlos Alberto Turra e do supervisor da microrregional da Emater de Três Passos, João Schommer os quais falaram sobre as ações que a instituição vem desenvolvendo em parceria com os municípios e principalmente, falaram sobre a elaboração dos Planos Municipais de Agricultura, que visam propor soluções para os problemas locais que impedem o desenvolvimento rural. O Plano é uma exigência do Ministério da Agricultura para que os municípios recebam recursos do governo federal.

O presidente da Amuceleiro e prefeito de Crissiumal Roberto Bergmann, salientou que é importante que os gestores tenham o plano pois este contempla ações de curto, médio e longo prazo e visa o aprimoramento dos projetos e das atividades que serão desenvolvidas nos municípios. A elaboração do plano contribui para que os municípios possam desenvolver seus potenciais fortalecendo desta maneira a vocação local que é baseada na agricultura familiar”, concluiu.

Outros assuntos de interesse dos municípios da Amuceleiro também foram tratados na reunião, dentre eles, a busca de alternativas, principalmente de recursos financeiros, junto aos governos estadual e federal para amenizar os danos e prejuízos causados pelas fortes chuvas que assolaram a região nas últimas semanas. Dos 21 municípios, 18 tiveram situação de emergência decretada. Nos próximos dias os prefeitos da região estarão em Porto Alegre participando de audiência com o presidente da Federação das Associação de Municípios – Famurs para tratar sobre o assunto.