Início » Assistência Social » Servidoras da STHAS participam de curso de Proteção Social Básica

Servidoras da STHAS participam de curso de Proteção Social Básica

postado em: Assistência Social

Nos dias 25 e 26 de abril, a Secretaria de Assistência Social, Fernanda Maçalai Both juntamente com a Assistente Social, Franciele Depierre estiveram participando do curso sobre Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social.

A capacitação destacou entre os temas: Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Promovido pela DPM (Delegação de Prefeituras Municipais) o curso teve como Instrutores Ana Maria Janovik e Liana Plasse.

A Proteção Social Básica (PSB) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos, sendo desenvolvida por meio de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada. A PSB é operacionalizada por meio da rede de serviços socioeducativos e de convivência, benefícios de transferência de renda (como o Benefício de Prestação Continuada e o Programa Bolsa Família) e/ou benefícios eventuais, por meio de projetos de enfrentamento à pobreza etc., sendo ofertada precipuamente pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

No âmbito da PSB, é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida, que a equipe de referência do CRAS desenvolve o trabalho social e busca cumprir seus objetivos, de modo a ampliar universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço.