Início » Educação » Município retoma as formações do PNAIC

Município retoma as formações do PNAIC

postado em: Educação

A SMEC promoveu nos dias 27, 28 e 30 de março para as professoras alfabetizadoras do 1º ao 3º ano da rede municipal as formações do PNAIC. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Nos dias 13 a 17 de março a Coordenadora Local do Programa professora Simone Regina Fin e a Orientadora de Estudos Professora Magali Dionéia Berger Janke buscaram formação junto a UFSM polo Santa Rosa. No município, o Coordenador supervisiona o desenvolvimento do programa nas escolas e o Orientador de Estudos, tem como função, repassar a formação aos professores alfabetizadores e acompanhar a prática pedagógica dos cursistas do PNAIC .

Segundo a coordenadora local, Simone Fín, a formação vem apoiar os professores no diagnóstico das turmas e na definição de estratégias didático-pedagógicas para que as crianças desenvolvam, aprimorem e evoluam em aspectos como: oralidade, consciência fonológica, consciência ortográfica, fluência de leitura, produção de textos e fundamentos da Matemática, nas artes,  iniciação científica, nos estudos sociais e demais temas e espaços. A interdisciplinaridade de tais dimensões permite que elas estejam presentes em quaisquer atividades realizadas. O Trabalho do PNAIC vem acontecendo desde 2013, apresentando melhorias na alfabetização e no desempenho dos alunos da rede municipal.