Início » Saúde » Aprovado repasse de R$ 607 mil para Hospital de Chiapetta

Aprovado repasse de R$ 607 mil para Hospital de Chiapetta

postado em: Administração, Saúde

O poder legislativo aprovou na última semana, projetos de lei, oriundos do executivo, que concedem auxílio financeiro a Associação Hospitalar de Chiapetta no valor total de R$515 mil. Ao todo, serão repassados ao hospital em 2017, R$ 607 mil. Isso porque no mês de janeiro a Câmara de Vereadores havia aprovado repasse de R$92 mil. Em março será repassado valor de R$25 mil em parcela única. Além disso, de março a dezembro, será disponibilizado mensalmente, o valor de R$ 49 mil, para pagamento de despesas relativas à manutenção administrativa, folha de pagamento, de dívidas e plantões médicos.

De acordo com o poder executivo, a Associação Hospitalar Chiapetta passa por dificuldades financeiras, pois as exigências para o funcionamento são cada vez maiores e onerosas e os repasses dos governos Estadual e Federal muito aquém das necessidades. A legislação diz que o governo municipal é responsável pela atenção básica, não sendo responsável pela atenção especializada, mesmo assim, a administração é ciente da necessidade e da importância de contribuir financeiramente para que a instituição se mantenha em pleno funcionamento. “A AHC (Associação Hospitalar Chiapetta) é a única entidade de assistência hospitalar do município e atua por décadas no atendimento as pessoas de nossa comunidade com muita atenção, zelo e dedicação, sendo um orgulho para o município e uma necessidade vital e prioritária para todos os cidadãos chiapettenses” destaca o executivo.

Conforme o prefeito Eder Both, a administração municipal vem cobrando da gestão do hospital a implementação de medidas de arrecadação de recursos através de ações junto à sociedade, como campanhas para novas associações, cobranças de mensalidades dos sócios, campanhas de doações, organização de festas e ação entre amigos, para que após o desenvolvimento de tais ações, novas avaliações sejam feitas. O Hospital possui inda outras fontes de receita, tais como: Convênio com o Município de Inhacorá, SUS, IPE, UNIMED, dentre outros.