Início » Administração » Chiapetta é destaque na celebração do Dia Nacional da Imigração Italiana no Brasil

postado em: Administração

Para celebrar o Dia Nacional da Imigração Italiana no Brasil, a Casa de Cultura Mario Quintana de Porto Alegre recebeu, no dia 21 de fevereiro, a atriz e escritora gaúcha Ana Guasque, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, e a antropóloga Maria Helena Nunes. O evento para comemorar os 140 anos da imigração, destacou o município de Chiapetta, colonizado por italianos.

Autora do livro ‘Victória, uma saga italiana no interior do Rio Grande’, que conta a história da mulher que criou a cidade de Chiapetta, fez uma performance de dança, narrando trechos da obra acompanhada por um acordeonista. O cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, e a antropóloga Maria Helena Nunes também falaram sobre a importância da imigração italiana para o desenvolvimento do estado.

O evento contou com a participação do Prefeito, Eder Luis Both, convidado a participar da celebração e apresentar aos convidados o município de Chiapetta. Segundo Eder, “uma honra para o município ser lembrado em um evento que celebra o Dia Nacional da Imigração Italiana no Brasil e uma oportunidade para destacar o que há de bom em nosso pequeno município, como o acesso a educação de qualidade, aos serviços de saúde, coisas que em grandes centros sabemos que não acontecem da mesma forma e facilidade”. Eder destaca ainda a curiosidade com que as pessoas que estavam lá tem em saber como é a vida em uma pequena cidade. “Muitos descendentes de italianos comparavam a nossa cidade as comunas da Itália, ou seja, pequenas localidades onde as pessoas vivem bem e felizes em seus ambientes”.

.