Início » Saúde » Saúde e Segurança Pública foram temas de Assembleia da Amuceleiro

Saúde e Segurança Pública foram temas de Assembleia da Amuceleiro

A Associação dos Municípios da Região Celeiro – Amuceleiro, realizou no último dia 11 de fevereiro, sábado, importante assembleia no parque do Rodeios de Coronel Bicaco. A reunião contou com a presença maciça dos prefeitos, vice-prefeitos, secretários de saúde e vereadores dos 21 municípios que fazem parte da Amuceleiro.

A crise na saúde pública, principalmente dos hospitais foi um dos assuntos abordados pelas lideranças regionais. Tanto os hospitais de pequeno porte quanto os de referência estão passando por grandes dificuldades financeiras. Dentre as definições ficou acertado que a Amuceleiro irá remeter ofício junto aos órgãos competentes e deputados federais para que encaminhem proposta de alteração da tabela SUS, que há mais de 10 anos não tem os valores reajustados.

A Amuceleiro também encaminhará à Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs, documento solicitando que esta atue mais fortemente em defesa dos municípios e divulgue na imprensa a situação complicada que os gestores vêm enfrentando nos últimos anos tendo em vista a falta de comprometimento dos outros entes federados que não cumprem com suas responsabilidades legais, principalmente no que diz respeito aos repasses de recursos financeiros aos municípios.

Na assembleia também estiveram presentes representantes do 7º BPM de Três Passos. O capitão João Paulo Andrighetto falou das dificuldades que o comando vem enfrentando tendo em vista a falta de efetivo e as consequências que disso decorrem. A onda de criminalidade que a região Celeiro vive nos últimos meses está preocupando os prefeitos e a população de uma maneira em geral. Nesse sentido a Amuceleiro, por meio de seu presidente Roberto Bergmann (prefeito de Crissiumal) está agendando audiência com o secretário estadual de segurança pública Cezar Schirmer para os próximos dias. O objetivo da audiência será buscar alternativas eficazes de enfretamento da crise e  combater desta forma a atuação dos bandidos nos municípios da região.

A assembleia esteve inserida na programação do 38º Rodeio Crioulo de Coronel Bicaco.