» » Eleita nova diretoria da Rota do Yucumã

Eleita nova diretoria da Rota do Yucumã

Na tarde de quarta-feira, 25 de janeiro, prefeitos, vice prefeitos, secretários de turismo e empresários da região estiveram reunidos para Assembleia Geral de prestação de contas e eleição da nova diretoria do Consórcio Rota do Yucumã. A reunião foi realizada em Três Passos, em conjunto com a Amuceleiro que também definiu seu novo presidente, Roberto Bergmann.

Abrindo os trabalhos o presidente e ex. prefeito de Redentora Marcos Giacomini agradeceu pelo tempo que esteve em frente a entidade, que só se fortaleceu com a participação de todos os municípios envolvidos e relatou um pouco de seu trabalho, principalmente em relação a campanha S.O.S Salto do Yucumã que visa a regulação das barragens para que o Salto do Yucumã esteja visível todos os dias, o que hoje pela desregulação do rio frustra turistas que nos visitam.

Após, foram repassados aos novos prefeitos, as principais informações sobre o consórcio e sua atuação junto aos municípios, e feita a prestação de contas da atual diretoria, que foi aprovada por unanimidade entre os presentes.

Aberta a eleição, foi encaminhada a montagem de uma chapa de consenso, tendo como presidente o Prefeito de Tenente Portela Clairton Carboni, vice presidente Edison Arnt, Prefeito de Coronel Barros, secretário Eder Both, prefeito de Chiapetta e tesoureiro o prefeito Nilson Costa de Redentora.

Eleito presidente Carboni falou a todos do grande desafio que é estar à frente da entidade e que o turismo pode ser sim uma atividade viável para não só a região em torno do Salto do Yucumã, como também para toda a rota, onde a iniciativa privada e as prefeituras devem trabalhar em conjunto para terem êxito na atividade.

O Prefeito Eder Luis Both que participa da diretoria como secretário destaca que a participação dos municípios em Consórcios Públicos de Turismo da região, é requisito obrigatório para habilitação em projetos de adaptação de recursos junto ao Ministério do Turismo. Acrescenta ainda, que foi discutido na reunião e será focada pela próxima diretoria, a ampliação das competências do consórcio, o qual deverá atuar no auxílio a implantação de serviços de inspeção sanitária e animal, facilitando por exemplo, a adesão dos municípios consorciados ao SUASA, SISBI e apoio aos licenciamentos ambientais, dentre outros serviços.

A Rota do Yucumã é formada pelos 33 municípios das regiões celeiro e planalto médio, a atual diretoria que assume em 01 de fevereiro tem um mandato de 2 anos.

Deixe uma resposta