Início » Saúde » Coordenador da SMS participa de Curso em Porto Alegre

Coordenador da SMS participa de Curso em Porto Alegre

postado em: Saúde

Nos dias 24 e 25, o Coordenador da Secretaria de Saúde (SMS), Lisandro Franco Pires. esteve participando de curso em Porto Alegre. Durante os dois dias, secretários, conselheiros, coordenadores, contadores, assessores e consultores na área pública de saúde puderam conhecer melhor a aplicação dos recursos do SUS e preenchimento do SARGSUS, sistema e ferramenta eletrônica, indispensáveis para as gestões. Curso foi ministrado pelo palestrante César Frantz Machado.

Na terça-feira, 24, o curso de aplicação dos recursos do SUS ofereceu aos participantes, conhecimentos sobre a lei orçamentária Anual e aplicação dos recursos financeiros do SUS, na busca da eficiência e eficácia nos trabalhos desenvolvidos para a utilização dos recursos do SUS. Já na quarta-feira, 25, o curso de preenchimento do SARGSUS, trouxe aos participantes todas as informações sobre as atualizações e fornecer os subsídios para o preenchimento do sistema de Apoio à Elaboração do Relatório Anual de Gestão do sistema único de saúde.

De acordo com o coordenador de saúde, Lisandro Franco Pires, o curso foi de grande valia, pois proporcionou uma análise de como operar no sistema Sargsus e da aplicação dos recursos oriundos das esferas municipal, estadual e federal.  Segundo a OMS, saúde é um estado dinâmico de completo bem estar físico, mental, espiritual e social, e não apenas ausência de doença ou enfermidades. “O Curso foi produtivo, porque tratou sobre a responsabilidade que os gestores têm perante a Secretaria de Saúde, ressaltando a necessidade de planejamento das ações e, principalmente, do respeito aos limites financeiros”, destaca Lisandro. O coordenador salientou ainda que, “particularmente é um desafio, mas na medida do possível vamos zelar pelo bom atendimento das ações e serviços públicos relacionados à saúde, sempre primando pela promoção, proteção e recuperação da saúde, atendendo os princípios e diretrizes constantes na Lei”.